Há, ainda, e talvez seja a mais pedagógica das ações, a possibilidade de prestação de serviços à comunidade, em entidades assistenciais, hospitais, escolas, com horários que não prejudiquem o comparecimento do jovem à escola.
Nota-se, também, que o sistema de medidas socioeducativas procura equilibrar educação e disciplina, oferecendo ao jovem a possibilidade de reflexão e transformação. A ideia central consiste em proteger a sociedade e, simultaneamente, resgatar o adolescente, evitando que siga caminhos de marginalização.
Por fim, o Estado tem o dever de fornecer condições para que os jovens tenham a oportunidade de se desenvolverem, rompendo o ciclo da criminalidade e assegurando-lhes uma segunda chance por meio da educação e da integração social.
|
Leia também
Poder Familiar: Ele pode ser extinto?
30/10/2024 | Direito de FamíliaO poder familiar é o alicerce do bem-estar infantil, como prevê o art. 227 da Constituição Federal.
Continue...Direito da criança à adoção e/ou acolhimento institucional
25/10/2024 | Direito de FamíliaO Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante que toda criança tem o direito de ser cuidada e educada por sua família.
Continue...