No âmbito das relações de consumo, a oferta realizada pelo fornecedor sobre as características, qualidade, quantidade e preço de produto ou serviço obriga-o ao respectivo cumprimento, conforme previsto no artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Diante da oferta, o consumidor possui o direito, alternativamente e à livre escolha de exigir do fornecedor o respectivo cumprimento forçado ou escolher um produto equivalente.
A exigência quanto ao cumprimento de uma oferta nesses moldes comprometeria não só o equilíbrio das relações de consumo, mas também legitimaria a ausência da boa-fé por parte do consumidor, o que afasta o dever de cumprir a oferta.
É importante que o consumidor conheça seu direito no cumprimento da oferta, mas que o utilize com honestidade. O ideal é procurar um advogado de sua confiança nessas situações.
Cadastre-se para receber novidades e dicas exclusivas da CMO Advogados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdos e oferecer uma experiência melhor pra você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Leia nossa política de privacidade.
Inscreva-se!
Receba de forma imediata e gratuitamente todas as nossas matérias.
Leia também
O desconto-irmãos não é obrigatório por lei.
17/03/2025 | Direito do ConsumidorA legislação brasileira não impõe às escolas particulares a obrigatoriedade de conceder bonificação para alunos da mesma família.
Continue...Diferença entre acordo e novação no Direito Bancário.
21/02/2025 | Direito do ConsumidorNo contexto do Direito Bancário, termos como acordo e novação são frequentemente utilizados, mas suas definições e aplicações práticas são diferentes.
Continue...