Com o dia dos namorados se aproximando, a procura de itens para presentear quem se ama aumenta consideravelmente. Porém, em se tratando de compras online é importante ficar atento a sites fraudulentos, que não são aquilo o que aparentam ser. 

Os sites falsos atraem os usuários da internet por meio de redes sociais, sms e e-mail, sempre apresentando uma oferta que parece ser boa demais para ser real. 

Esse tipo de fraude se utiliza da vulnerabilidade dos consumidores que, por vezes, não possuem capacidade técnica ou até mesmo um olhar mais apurado para saber diferenciar o que é verdadeiro e o que é enganoso. Além disso, através de suas mensagens e ofertas os golpistas tendem a causar sentimentos às pessoas, como o medo, empolgação e urgência.

Em datas comemorativas, como o dia dos namorados, é importante ficarmos de olho principalmente nos sites de fraude de loja on-line. Isso porque, estes sites não cumprem o que prometem, sendo não entregando o produto/serviço ou entregando de maneira muito inferior ao anunciado. 

Por isso, apresentamos a seguir alguns passos para identificar estes sites fraudulentos e obter uma navegação mais segura pela internet:

Primeiramente, se você sentir algum dos sentimentos acima descritos ao acessar o site, como medo, angústia e urgência, deve-se redobrar o cuidado e pensar com calma se você está diante de uma plataforma confiável. 

Por outro lado, é possível observar como o site se apresenta. Um site com o design diferente ou inferior aos sites legítimos pode ser um grande sinal de golpe. 

Além disso, erros gramaticais, com linguagem inapropriada ou frases truncadas também significam um sinal de alerta. Uma forma eficaz de se evitar sites falsos é procurar saber se existe um SAC ou qualquer tipo de ouvidoria para atender os consumidores. 

Além disso, para evitar golpes é necessário verificar o nome do domínio. Isso porque um site falso tentará copiar ao máximo sites verdadeiros e normalmente utilizam .net ou .org, terminações incomuns para sites de compra on-line. Ademais, é imprescindível reparar nos preços dos produtos/serviços oferecidos. Se está muito abaixo da média do mercado, é importante desconfiar. 

Por fim, uma medida eficaz é realizar pesquisas sobre o site na internet. Plataformas como o Reclame Aqui trazem opiniões e reclamações de diversos sites e empresas, o que auxilia na transparência das publicidades.

MARIA EDUARDA DINIZ

OAB 456.419