O setor turístico é um dos ramos que mais impulsiona economias locais ao redor do mundo. Em 2021, essas as atividades somaram impressionantes 5,81 trilhões de dólares ao PIB global, segundo pesquisas recentes.
Embora ele tenha inúmeros benefícios econômicos, há também suas desvantagens. O turismo em massa, com o excesso de visitantes em destinos populares, pode causar sérios impactos ambientais.
Essa preocupação levou turistas conscientes e autoridades a promoverem o ecoturismo, uma forma de viajar que valoriza a beleza natural, protege o meio ambiente e ainda impulsiona o desenvolvimento local e cultural. Viajar com responsabilidade é o futuro!
O ecoturismo pode, essencialmente, beneficiar direta ou indiretamente a conservação da biodiversidade das seguintes maneiras:
Apoio à vida selvagem e áreas protegidas: garante benefícios de conservação que superaram seus impactos, aumentando a sobrevivência de espécies altamente ameaçadas e a capacidade de conservação dentro de áreas protegidas;
Meio de subsistência diversificado: oferece novas oportunidades econômicas para comunidades locais, reduzindo a dependência de atividades prejudiciais como a mineração e desmatamento;
Interpretação e ética ambiental: promove as experiências que podem levar a novas atitudes, conhecimentos e comportamentos quando os visitantes voltam para casa. Nesse contexto, um estudo publicado no Journal Of Sustainable Tourism encontrou evidências de que as experiências do turismo baseado na natureza levam à promoção da conservação de parques via mídia social em até 81,8%.
O ecoturismo no Brasil é tão valorizado que a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) desenvolveu normas técnicas para garantir a segurança e a qualidade dos serviços. Entre elas estão:
ABNT NBR ISO 21101: Gestão de Segurança – Focada na prevenção de incidentes e planos de ação em emergências;
ABNT NBR 21103: Informações para participantes – Requisitos para informar turistas antes, durante e após as atividades;
ABNT NBR ISO 21102: Competências de guias e condutores – Padrões mínimos para garantir a excelência na condução das atividades.
Tais normas asseguram que o turismo de aventura no Brasil seja seguro e de alta qualidade.Conclui-se que o ecoturismo, como alternativa ao turismo tradicional em áreas de preservação, oferece inúmeros benefícios ao meio ambiente e à conservação desses locais. Além disso, impulsiona o setor turístico, que é extremamente forte no Brasil.
Cadastre-se para receber novidades e dicas exclusivas da CMO Advogados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdos e oferecer uma experiência melhor pra você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Leia nossa política de privacidade.
Inscreva-se!
Receba de forma imediata e gratuitamente todas as nossas matérias.
Leia também
O impacto das campanhas de consumo consciente e diversidade.
13/11/2024 | Direito do ConsumidorHá um movimento significativo na sociedade que prioriza hábitos mais sustentáveis e a promoção da diversidade em todos os espaços.
Continue...Acessibilidade em compras e serviços.
07/11/2024 | Direito do ConsumidorNo Brasil, a importância desse tema é reforçada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
Continue...