Saiba aqui quando o filho terá direito à pensão por morte dos pais!
A pensão por morte urbana é um benefício concedido aos dependentes de uma pessoa que faleceu, para auxiliar no sustento da família, desde que este tenha preenchido todos os requisitos estabelecidos pelo INSS e tenha comprovado a qualidade de segurado regular do falecido. O benefício pode ser concedido em favor da esposa ou companheira, filhos ou equiparados, pais e irmãos. Cada um desses casos com regras específicas e peculiaridades.
Entretanto, o presente artigo focará na regra geral da previdência que estabelece a pensão para os filhos ou equiparados, que são os dependentes direto dos pais e podem ficar desamparados com a morte de um deles.
Para o recebimento deste benefício, os filhos ou equiparados, não podem ser emancipados e devem ter menos de 21 anos. Ao completar tal idade, o benefício será cessado.
A idade da cessação gera dúvidas, por exemplo, se o filho estiver na faculdade, pode requerer a prolongação do benefício? A resposta é não, pois, para a lei, a finalidade da pensão é apenas auxiliá-lo em seu sustento e, ao completar 21 anos, adquire-se a capacidade plena, podendo o filho, por meios próprios, prover sua subsistência. O assunto ficou firmado com a Súmula 37 do Conselho da Justiça Federal: "A pensão por morte, devida ao filho até os 21 anos de idade, não se prorroga pela pendência do curso universitário".
Por outro lado, a pensão por morte dos pais será possível após os 21 anos, em caso de invalidez ou deficiência adquiridas antes dos 21 anos de idade ou da emancipação. Isso ocorre porque o filho não conseguiria se sustentar por meios próprios. O benefício é interrompido assim que cessada a invalidez ou deficiência, caso ocorra.
Em caso de dúvidas, consulte um advogado de sua confiança que oferece suporte ao Direito Previdenciário!
Thamires Teixeira Ferreira
EQUIPE CONTROLADORIA JURÍDICA
Leia também
Como se calcula o tempo para aposentaria.
27/05/2024 | Direito PrevidenciárioCom as mais diversas formas de se aposentar pela previdência social, surge a dúvida, como calcular o tempo para se aposentar?
Continue...Planejamento previdenciário
28/10/2022 | Direito PrevidenciárioMas afinal, você sabe o que é um planejamento previdenciário? E como ele pode lhe ajudar?
Continue...