A nova regra abre espaço para grupo de aposentados incluir no cálculo da aposentadoria salários maiores anteriores a julho de 1994. Entenda.
Histórico
Em 1999, uma reforma na legislação previdenciária mudou as fórmulas de cálculo dos benefícios e definiu que, para pessoas que já contribuíam com o INSS naquela época, os pagamentos antes do Plano Real (1994) não seriam considerados.
Em acirrado julgamento, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a possibilidade do cômputo destas contribuições.
No entanto, embora já tivesse proferido o seu voto, o Ministro Nunes Marques realizou o pedido de destaque.
Como consequência, o tema será novamente colocado em pauta para julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal, fisicamente, para os Ministros debaterem sobre o assunto.
O placar poderá mudar, isto porque os Ministros que votaram a favor poderão rever os seus votos.
O pedido de vista comporta legalidade e está previsto no regimento interno do Supremo Tribunal Federal, mas existem pontos que deverão ser dirimidos e certamente irão interferir no placar deste novo julgamento.
É preciso ter cautela e adotar uma postura estratégica neste momento, consulte um especialista!
EQUIPE DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Guilherme Santos Ferreira - OAB/SP 350.434
Cadastre-se para receber novidades e dicas exclusivas da CMO Advogados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdos e oferecer uma experiência melhor pra você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Leia nossa política de privacidade.
Inscreva-se!
Receba de forma imediata e gratuitamente todas as nossas matérias.
Leia também
Como se calcula o tempo para aposentaria.
27/05/2024 | Direito PrevidenciárioCom as mais diversas formas de se aposentar pela previdência social, surge a dúvida, como calcular o tempo para se aposentar?
Continue...Planejamento previdenciário
28/10/2022 | Direito PrevidenciárioMas afinal, você sabe o que é um planejamento previdenciário? E como ele pode lhe ajudar?
Continue...