Consequências da irregularidade
no pagamento do FGTS
O empregador tem a obrigação legal de efetuar o depósito mensal do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) referente a cada trabalhador, na respectiva conta vinculada junto à Caixa Econômica Federal.
Essas contribuições atuam como uma reserva em dinheiro para proteger o colaborador nos casos das demissões sem justa causa e outras situações especiais asseguradas por lei.
Consequências da inadimplência
• O empregador fica sujeito a possíveis fiscalizações do MTP (Ministério do Trabalho e Previdência)
• Segundo a alínea ‘d’, artigo 483 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), há a possibilidade de rescisão indireta do contrato de trabalho por descumprimento das obrigações por parte do empregador.
Como a dispensa do trabalho pode ser aplicada pela falta de recolhimento obrigatório da porcentagem do FGTS, é importante que o empregador esteja em dia com as suas contribuições.
Sempre que houver dúvida, procure um advogado de sua confiança.
ÁREA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Filipe da Silva Carvalho – OAB/SP 437.595
Cadastre-se para receber novidades e dicas exclusivas da CMO Advogados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdos e oferecer uma experiência melhor pra você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Leia nossa política de privacidade.
Inscreva-se!
Receba de forma imediata e gratuitamente todas as nossas matérias.
Leia também
Diretrizes trabalhistas para adolescentes previstas pelo ECA.
14/10/2024 | Direito TrabalhistaO Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece normas de proteção integral de crianças e adolescentes.
Continue...Direitos dos trabalhadores brasileiros em cruzeiros marítimos.
20/09/2024 | Direito TrabalhistaEsse é um dos passeios mais procurados no mundo devido aos benefícios que os envolvem: passagens por inúmeras cidades e países.
Continue...